Segunda-feira , 06 de Dezembro DE 2010

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA - reflexão

"Se voltasse atrás fazia tudo igual. Mas agora com preservativo"

(Por Romana Borja-Santos, em Glasgow)

 

Rui é um dos quase cinco mil portugueses com mais de 50 anos a quem foi diagnosticada sida. É toda uma realidade nova: aprender a envelhecer com a doença

 

Rui entra na atabalhoada sala repleta de medicamentos da instituição onde vive e confirma o que os olhos esverdeados translúcidos já tinham denunciado. "Olhe que eu sempre fui um homem bastante vivido e mulherengo", atira, como que a justificar que a cadeira de rodas que tenta posicionar não fez sempre parte da sua vida, que já soma 70 anos. A cadeira passou a ser sua companheira pouco tempo depois de ter tido o primeiro de três acidentes vasculares cerebrais. Desmaiou em casa e acordou no Hospital dos Capuchos, em Lisboa. As análises ao sangue complicaram o cenário: VIH positivo. "Soube há mais de seis anos que tenho sida. Logo eu, que achava que isso era coisa de toxicodependentes e de homens que andam com homens."
(…)
Comportamentos de risco
Rui, agora que já sabe como se transmite a doença, admite que teve "comportamentos arriscados". Casou ainda na casa dos 20 anos "depois de ter vivido muito", teve duas filhas e divorciou-se pouco depois. Somaram-se várias namoradas e relações ocasionais, de onde resultou um terceiro filho, agora com 18 anos. Era um galã. "Nos tempos de tropa fui eu que consegui andar com a menina da tabacaria, que era a moça mais jeitosa da zona."
O antigo segurança já perdeu as contas ao número de relações sexuais que teve. "Nunca fui assim com uma mulher com maus preparos. Escolhia sempre as mais ajeitadinhas e era o preferido das prostitutas, porque nunca fazia nada sem lhes oferecer comida e saber que não tinham fome", conta. Preservativo? "Na altura não se usava. Eu achava que isto da sida era para quem se drogava. Sempre tive muita sorte com as moças. Não tinha a aparência que tenho agora..."
(…)
Mas Rui não guarda rancor e assegura que toma "sempre todos os remédios" para "ainda andar cá mais uns anos". Quando tem problemas fala com a sua médica (agora é seguido no Hospital Egas Moniz) e garante: "Se voltasse atrás fazia tudo igual. Mas com preservativo."

Jornal Público, 01.Dez.2010

 

 

Para veres a notícia na totalidade, clica aqui: http://jornal.publico.pt/noticia/01-12-2010/se-voltasse-atras-fazia-tudo-igual-mas-agora--com-preservativo-20734567.htm

 

 

“Na altura, o Rui não sabia que qualquer pessoa podia ter SIDA. Andou com muitas miúdas sem tomar precauções, sem usar o preservativo, porque achava que não precisava! Mas a SIDA pode ser de qualquer um e temos que ter sempre muito cuidado e andar protegidos. Sem fazer análises, não sabemos se a pessoa com quem namoramos tem alguma doença…

O preservativo não é a única coisa importante. Temos que pensar bem no que fazemos e não agir no “calor do momento”… O que sentimos tem que estar de acordo com aquilo que pensamos!"

 

E tu, que usas o Facebook, aproveita e torna-te amigo! http://www.facebook.com/ligacontrasida

 

Ana Filipa e Nuno

publicado por Ana Filipa às 15:12
Segunda-feira , 22 de Novembro DE 2010

Signmark

Signmark nasceu na Finlândia, a 26 de Junho de 1975. O seu nome completo é Marko Vuoriheimo. É surdo, filho de pais surdos. É cantor rap. Canta em Língua Gestual em parceira com um amigo ouvinte, Osmo Ikonen que é a voz.

 

A 29 de Novembro de 2006 editou o 1º álbum de música “Signmark”.

 

Em 2009 ficou em 2º lugar no Festival da Canção da Finlândia com o tema “Speakerbox”.

O grupo original de Signmark desfez-se em 2009. Agora canta a solo.

 

Este cantor surdo considera que a sociedade não deve tratar os surdos como deficientes, mas como uma minoria linguística e cultural, com a sua própria cultura e história.

                                                                                             

Deixo aqui o seu vídeo "Speakerbox".        

 

                                                                                                  

publicado por Ana Filipa às 09:36
Quarta-feira , 17 de Novembro DE 2010

A Magia das Mãos

Como já sabem,  na nossa festa do dia 15 de Novembro tivemos poesia em Lingua Gestual Portuguesa. Deixo-vos aqui um dos meus poemas favoritos.

 

  

A Magia das Mãos

 

Sou Surdo

As palavras saltam

Saltam na minha mente

Sinto-me vazio, sinto-me só.

Sinto-me amordaçado

No vazio e no silêncio

 

Um dia, chegou a luz

Conheci um amigo

Um amigo, que por magia me envolveu

no mundo do saber,

do conhecimento

 

Dos meus olhos brotaram lágrimas de alegria!

Das suas mãos saltaram palavras

Palavras, que me tiraram do silêncio!

 

E, por magia,

os meus pensamentos,

sentimentos e emoções

fluíram também das minhas mãos.

 

                                                                                 

                                                                                  Olinda Cardoso 

publicado por Ana Filipa às 16:18

Comemoração do Dia da L.G.P

No dia 15 de Novembro de 2010, comemoramos em Paranhos o dia da Língua Gestual Portuguesa. No auditório da escola existiram actividades para os alunos surdos e ouvintes. 

 

As professoras de L.G.P abriram a festa. Depois, foi a exibição do vídeo “Imagine”, da série “Glee”. A seguir, pudemos ver o poema “Quem sou eu?” de Olinda Cardoso, declamado por uma aluna surda. Após o poema, foi a exibição do filme “Anna and the dolphin”, em inglês e L.G.P, realizado pelos alunos surdos do 8º ano. Fizemos também um pequeno concurso “Qual é o gesto?” sobre o tema dos animais, para os alunos ouvintes. Os alunos ouvintes gostaram muito de aprender novos gestos. No final, uma aluna surda do 8º ano declamou mais um poema em língua gestual, “A magia das mãos”, de Olinda Cardoso. Vimos ainda o vídeo “ Você pode brilhar”, que mostra uma menina surda que aprende a tocar violino e ganha um concurso de música. O filme mostra que os surdos também se podem dedicar à música. É muito bonito.

 

Quando a festa acabou, as professoras de L.G.P deram aos alunos um marcador com o alfabeto gestual.

 

Foi muito divertido, rimos muito com os ouvintes. Eles tiveram interesse pelo nosso dia. No fim comemos um bolo de chocolate para comemorar o Dia da LGP!

 

Deixo o vídeo “Você pode brilhar!” Qual é vossa opinião? Gostam do filme?

 

publicado por Ana Filipa às 11:20

mais sobre mim

pesquisar

 

Junho 2012

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

posts recentes

últ. comentários

  • Olá!Visualizei agradada a vossa narrativa poética....
  • Olá a todos!As respostas não vim dar, o trabalho d...
  • Olá artistas!Fizeram coisas bonitas de se ver!Gos...
  • Olá malta de todos os tamanhos, de todas as formas...
  • Gostei!...E acho que a GAIVOTA que "adora o sol e ...

mais comentados

arquivos

tags

links

participar

subscrever feeds

blogs SAPO


Universidade de Aveiro