Segunda-feira , 28 de Maio DE 2012

Momentos de Poesia

No dia 28 de maio de 2012, realizou-se no auditório da Escola EB2,3 de Paranhos a atividade “Momentos de Poesia”.

Foram declamados poemas de autores portugueses, bem como poemas inéditos dos próprios alunos em Língua Portuguesa e em Língua Gestual Portuguesa.  

Tivemos ainda a oportunidade de ver o vídeo “Meninos de todas as Cores”, uma adaptação do texto de Luísa Ducla Soares, que contou com a ilustração dos alunos do 6ºB, 6ºE, 6ºF e 6ºH e a narração em LGP dos alunos do 9ºS.

Foi um momento gratificante em que alunos, professores e técnicos partilharam o gosto pela poesia e o prazer de a ouvir e ver.

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 21:43

Qualifica 2012

No dia 26 de abril, os alunos do 9ºS foram juntamente com os do 6ºA à Exponor, em Leça da Palmeira, para participar na Qualifica.

No espaço Cidadania foram apresentadas duas músicas: “Against the wall”, de Signmark e “Bullying is wrong!”, da autoria dos alunos do 6ºA.

Foi uma participação marcada pela alegria, pela partilha e pelo entusiasmo dos alunos surdos e ouvintes.

Estiveram todos de parabéns!!  

 

Fica aqui um vídeo com o registo da sua participação.

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 21:30
Segunda-feira , 26 de Março DE 2012

Encontro Connecting Classrooms – 16 de Março

No dia 16 de Março, os alunos do 9ºS deslocaram-se a Braga para um Encontro de Escolas, no âmbito do Projeto Connecting Classrooms.

 

O trabalho apresentado no Mosteiro de Tibães contou com a participação de alunos ouvintes. Os alunos do 9ºS e os alunos do 6ºA cantaram uma música de Signmark “Against the Wall”, em voz e em língua gestual.

 

Foi uma experiência gratificante para todos e que contribuiu para dar mais visibilidade aos nossos alunos.

 

 

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 22:09
Sexta-feira , 16 de Dezembro DE 2011

Adivinhas de Natal

 

Está a chegar o Natal e para a semana já são as férias!!!

 

Quisemos deixar aqui algumas adivinhas relativas a esta época festiva.

 

Participem, dando as respostas adequadas!

 

 

Feliz Natal para todos!

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 18:58
Terça-feira , 13 de Dezembro DE 2011

Venda de Natal

Está a chegar o Natal e, tal como é habitual na Escola EB2,3 de Paranhos, os alunos surdos do curso CEF T2, de Pintura e Cerâmica, estão a realizar uma venda com os seus trabalhos.

 

Este curso está na sua segunda edição. Lembramos que o curso tem a duração de dois anos e os alunos que o frequentam ficam com equivalência ao 9º ano. No final do curso, os alunos frequentam um estágio e ficam detentores de uma qualificação de nível 2. Poderão entrar para o mundo do trabalho ou prosseguir estudos num curso de CEF tipo 3, se assim o desejarem.

 

O interesse dos alunos por este curso tem sido notório. Muitos mudaram completamente a sua atitude perante a escola. Estão agora mais responsáveis e mais empenhados em aprender.

 

Os novos alunos do CEF T2 estão a mostrar pela primeira vez os seus trabalhos nesta última semana antes das férias do Natal. São jarras, tabuleiros, presépios, pratos e porcelanas pintados e decorados por eles próprios.

 

No pequeno filme que fizemos, alguns alunos falam dos materiais que pintaram com motivos de Natal e não só: renas, anjos, presépios, flores, ...

 

O entusiasmo está a ser grande, as vendas muitas e estão todos de parabéns!

 

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 22:39
Quinta-feira , 01 de Dezembro DE 2011

A Semana da Leitura em LGP

No dia 30 de Novembro, a turma do 9ºS deslocou-se à sala onde a turma do 6ºB estava a ter aulas de Educação Visual.

 

Nesta semana, dedicada à leitura, é já tradição os alunos surdos da Escola EB2,3 de Paranhos partilharem leituras com os seus colegas ouvintes. Este ano, escolhemos o poema “Meninos de todas as cores”, de Luísa Ducla Soares, o qual foi declamado em Língua Gestual Portuguesa. O poema foi adaptado por nós, sendo alargado o seu âmbito não só aos meninos de todas as cores, mas também aos meninos surdos e ouvintes, também eles diferentes, mas iguais.

 

A certa altura, dizia o poema:

 

O menino branco decidiu regressar a casa de avião. Conheceu uma menina surda chamada Vanessa, que dizia em Língua Gestual Portuguesa:

 

É bom ser Surda

Ouvir com os olhos

Falar com gestos no ar

Amar o sol, a natureza, a terra e o mar

 

E depois terminava, dizendo:

 

É bom ser branco como o açúcar, amarelo como o sol, preto como as estradas, vermelho como as fogueiras, castanho da cor do chocolate. É bom falar por palavras ou por gestos no ar. É bom ter amigos. É bom partilhar.

 

A mensagem que queríamos transmitir era mesmo esta, a da necessidade de partilha e de convívio entre todos os meninos, sejam eles de cores diferentes ou com línguas diferentes.

 

À declamação do poema seguiu-se a visualização de um filme feito pelos alunos do 9ºS e um espaço para responder a questões. Deixamos aqui algumas das perguntas colocadas:

 

Os surdos ouvem música?

Como é que os surdos conseguem dançar?

Como é que falam ao telemóvel?

Como é que conseguem falar por gestos se uma mão está a segurar o telemóvel?

Como é que fazem os surdos quando vão ao café?

Como é que comunicam em casa com a família?

Para que servem os aparelhos que usam nos ouvidos?

Porque é que alguns surdos usam aparelho e outros não?

 

Foram muitas as questões a que tiveram que responder os nossos alunos surdos, mas fizeram-no com grande segurança e clareza. Sentimos orgulho neles e na maturidade que demonstraram. Parabéns a todos!!

 

  
 
  
 
  

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 22:02
Sexta-feira , 25 de Novembro DE 2011

Homenagem a Emmanuelle Laborit

Na comemoração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa também quisemos prestar homenagem a Emmanuelle Laborit, uma actriz surda francesa.

 

Neta do cientista Henri Laborit, Emmanuelle nasceu no dia 18 de outubro de 1971. Venceu o prémio Moliére de revelação teatral em 1993, pelo seu papel na peça “Filhos de um Deus Menor”, adaptado do filme com o mesmo nome. Foi a primeira actriz surda a receber este reconhecimento em França. Tornou-se ainda a embaixatriz da Língua Gestual Francesa, o que significa que, a partir daí, tentou defender e divulgar a língua gestual enquanto língua natural das pessoas surdas.

 

Actualmente é a directora do Teatro Visual Internacional, uma companhia de actores surdos de que deixo aqui o link:

 

http://www.ivt.fr/

 

Emmanuelle Laborit ficou conhecida mundialmente com o seu livro autobiográfico “O Grito da Gaivota”, em que fala das suas vivências enquanto criança e jovem surda. No filme feito pela Liliana Santos do CEF T2, são ditas algumas frases retiradas deste livro.

 

Esperamos que gostem!

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 14:35
Quinta-feira , 24 de Novembro DE 2011

Ana e o golfinho

O tempo passa depressa. No ano passado, os alunos do 9ºS ainda estavam no 8ºano.

 

Tivemos vontade de lembrar os seus rostos.

 

Vamos lembrar o filme que fizeram, quando comemoramos o Dia da LGP em 2010.

 

O nome do filme é "Ann and the dolphin". Já falamos dele muitas vezes neste blog. É uma história escrita em inglês e contada pelos alunos em língua gestual portuguesa. Foi apresentada aos alunos da Escola Quinta de Marrocos, quando cá vieram em Março.

 

Mostramos aqui o filme para que os novos alunos o conheçam.

 

Esperamos que gostem!

 

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 00:48
Quarta-feira , 23 de Novembro DE 2011

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP)

Todos os anos, no dia 15 de Novembro, comemora-se o Dia Nacional da LGP. Esta data assinala a criação da Comissão para o Reconhecimento e Proteção da LGP.

 

Em 1997, esta comissão conseguiu que a Constituição da República Portuguesa reconhecesse a importância da LGP na educação, comprometendo-se a “proteger e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades” (alínea h), n.º2 do artigo 74º).

 

À semelhança dos anos anteriores, comemorou-se na nossa escola este evento, juntando no auditório da escola os alunos surdos de todo o agrupamento, desde o pré-escolar até ao 3º ciclo. Os alunos ouvintes também foram chamados a participar.

 

A comemoração incluiu várias atividades direcionadas para os diferentes níveis de ensino: jogos, filmes, anedotas e poemas em LGP. Foi aberto ainda um espaço de debate, onde os alunos ouvintes puderam colocar questões aos colegas surdos.

 

Foi um dia de festa e de confraternização, de troca de experiências entre alunos de duas comunidades, que ficaram a conhecer-se melhor.

 

Deixamos neste blog um dos filmes exibidos neste evento. Foi feito com a turma do 9ºS, que já participa no projeto de intercâmbio desde o ano passado. Neste filme, os alunos surdos falam das suas vivências e de algumas dificuldades que encontram no seu dia a dia. 

 

 
publicado por Maria do Céu Gomes às 22:21
Domingo , 13 de Novembro DE 2011

Olá a Todos! Estamos de volta!

Começou um novo ano letivo e o intercâmbio entre a Escola EB2,3 de Paranhos e a Escola Básica Integrada Quinta de Marrocos continua, agora com novos alunos.

 

O entusiasmo continua a ser grande e os novos alunos prometem.

 

Da Escola de Paranhos, temos o Carlos Diogo, o João Patrício, a Viviana e a Natacha.

  

 

 

 

Da Escola Básica Integrada Quinta de Marrocos, temos a Gwami, a Ganna, o Bernardo e o Ricardo Campos.

 

 

 Um bom ano para todos, com muita partilha e troca de experiências! 

publicado por Maria do Céu Gomes às 09:52
Quinta-feira , 02 de Junho DE 2011

Caça ao tesouro

Fica aqui a história da Vanessa e da Elisabete.

 

 

Caça ao tesouro

 

Antes de embarcar no barco dos piratas, a Josette escreveu uma carta à Vanessa, sua amiga do Porto e enviou-lhe uma fotocópia do mapa do tesouro. A Vanessa mostrou o mapa à Elisabete e as duas resolveram ir também procurá-lo.

Foram de avião até França e começaram a procurar a praia onde estava enterrado o tesouro. Andaram muito, mas não conseguiram descobrir onde era a praia. Passado um dia, chegaram à cidade os amigos de Lisboa. A Vanessa e a Elisabete disseram que queriam ajudá-los. O Leandro disse que elas podiam ir no barco deles e elas ficaram muito contentes.

No dia seguinte, partiram em busca da praia do tesouro. Quando chegaram à praia, a excitação era grande. Começaram todos a escavar na areia para ver quem era o primeiro a descobrir o tesouro.

A Vanessa e a Elisabete descobriram o tesouro e tiraram-no para fora. Chamaram os amigos de Lisboa e dividiram o tesouro com eles. Depois regressaram de avião para Portugal, felizes e com muito dinheiro.

 

                                  

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 22:07

Continuação das Histórias

Os alunos do 8º S quiseram dar continuidade às histórias dos alunos da Quinta de Marrocos. Foram formados dois grupos de trabalho. O primeiro foi formado pelo Luís, pelo Pedro e pelo Miguel e o segundo pela Vanessa e pela Elisabete. Neste post, vamos conhecer a história dos rapazes. Eles gostam muito de seres fantásticos: anjos, duendes e sereias. A história que imaginaram dá conta disso mesmo.

 

A selva fantástica

 

A Josette, o Ruben, o André, o Tiago e o Bernardo escreveram uma carta aos seus amigos de Paranhos a contar as suas aventuras. O Pedro, o Luís e o Miguel resolveram contar-lhes também uma aventura.

         Um dia iam os três a passear pela rua e viram uma janela com muita luz e muito brilho. Aproximaram-se e espreitaram para dentro da casa. Ficaram espantados! Lá dentro, não era uma casa normal, era como se fosse um outro mundo. Os três amigos ficaram a olhar uns para os outros sem saber o que dizer. Depois, decidiram entrar pela janela para perceber melhor o que se passava lá dentro. Ao caírem no chão, não caíram num chão de madeira, mas sim numa floresta muito bonita. Tinha árvores e animais diferentes,  que eles nunca tinham visto antes. Ao longe havia uma lagoa muito grande e o Luís aproximou-se. Sentou-se perto da água a comer gomas.

         De repente, apareceu uma jovem muito bonita à superfície da água. O Luís ficou pasmado a olhar para ela e perguntou-lhe quem era. Ela disse que era uma sereia e que vivia naquele lago.

A sereia apanhou o Luís e ele caiu à água. De repente, o Luís transformou-se também num ser do mar como a sereia. Mergulhou na lagoa e descobriu peixes diversos. Depois, foi até à casa da sereia e ficou encantado.

         O Pedro estava a caminhar pela floresta. Havia muito nevoeiro. De repente, percebeu que estava ali alguém e ficou preocupado. Apareceu uma mulher a voar. Desceu até ao chão e o Pedro perguntou quem era ela. Ela disse que era um anjo e que vinha do céu. Era muito bonita e o Pedro ficou apaixonado. Ela levou o Pedro para o céu e ele transformou–se num anjo muito grande e bonito. Voaram muito alto e viram pássaros diferentes, de varias cores. O céu estava brilhante. Depois chegaram à casa dela no céu. O Pedro ficou fascinado. A casa era muita bonita e tinha plantas e aves de várias cores. E os dois foram felizes para sempre.

 

 

                                    

 


publicado por Maria do Céu Gomes às 21:39
Domingo , 22 de Maio DE 2011

Dia da Educação de Surdos - Uma ida à Régua

 

 

No dia 4 de Maio, fomos à Régua. Partimos da Escola de Paranhos às 8h30 e chegámos à Régua às 10h. Lá entregaram-nos um fio com um cartão de identificação e ofereceram-nos um lanche. Depois fomos para o ginásio da escola. Vimos poemas em LGP pelos alunos de várias escolas, uma canção em LGP gestualizada pela Ana Filipa e vimos também a Vanessa. Gostei muito da festa.

Depois fomos almoçar. À tarde, brincamos com os nossos amigos de Gaia e de outras escolas. Havia insufláveis, escalada, marionetas e dança. Eu gostei muito de dançar, porque foi fixe. Também gostei do jogo de LGP. Foi muito divertido ir à Régua.

 

                                                                                                                                   Elisabete Godinho, 8ºS

 

     
   
   
                      
publicado por Maria do Céu Gomes às 18:36
Segunda-feira , 14 de Fevereiro DE 2011

She walks in beauty like the night...

Para comemorarodia14deFevereiro os alunos do 7ºS e do 9ºS foram à sala de professores, à biblioteca e a algumas salas de aula...

  

Declamaram poemas de amor em Língua Inglesa e em LGP. Foi bonito de se ver. Parabéns!!

  


 

    

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 23:04
Quarta-feira , 09 de Fevereiro DE 2011

Saint Valentine's Day

    

O Dia dos Namorados está a chegar! Aqui estão os Valentines que os alunos do 8ºS fizeram. Estão  muito bonitos. Esperamos que gostem:)

 

 

        

Miguel                                   Luís                                    Elisabete

 

 

     

 Vanessa                                        Pedro

publicado por Maria do Céu Gomes às 13:19
Quinta-feira , 16 de Dezembro DE 2010

A Ceia de Natal

Os alunos do 9ºS também quiseram desejar um Feliz Natal aos alunos da Escola Básica Integrada Quinta de Marrocos. Fomos até à sala de convívio onde foi montada uma mesa com a ceia de Natal. O Tiago, o Nuno e a Ana Filipa quiseram falar do que estava em cima da mesa, alguns dos pratos e doces típicos do Natal.

 

Aqui fica o vídeo que fizemos e o desejo de um Bom Natal para todos!

 

 

 

 

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 21:36

Feliz Natal em LGP

Os alunos do 8ºS fizeram um pequeno filme, onde cada um se apresenta e diz a idade. No final, a Elisabete, o Luís, o Miguel, o Pedro e a Vanessa desejam um Feliz Natal para todos!

 

 

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 19:45
Quinta-feira , 09 de Dezembro DE 2010

And the Winners are…

No dia 7 de Dezembro, decorreu no auditório de Paranhos a entrega dos prémios para os alunos premiados com os melhores calendários do Halloween. Foi uma cerimónia bonita, que encheu de orgulho todos os que nela participaram. E o Tiago Palma do 9ºS lá esteve, com os professores e com a família a apoiá-lo.

 

Parabéns Tiago!

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 22:16
Quinta-feira , 02 de Dezembro DE 2010

Semana da Leitura

 

 

De 22 a 26 de Novembro, decorreu em Paranhos a Semana da Leitura. Os alunos surdos do 8ºS e do 9ºS foram a algumas aulas de turmas de ouvintes contar histórias criadas por eles e falar da importância da leitura e da escrita.

Os alunos do 8ºS contaram uma história criada por eles na disciplina de Português. Enquanto os alunos gestualizavam, a intérprete traduzia para voz. A propósito da história, falou-se um pouco sobre as diferenças existentes entre a estrutura da língua gestual e a estrutura da língua portuguesa. Os alunos ouvintes tiveram ainda a oportunidade de ver dois filmes criados a partir de histórias dos alunos. Foi ainda mostrado aos alunos ouvintes o blog criado pelos alunos surdos para o intercâmbio escolar com a Escola Básica Integrada Quinta de Marrocos, de Lisboa.

Os alunos do 9º ano leram em LGP um texto sobre a importância da leitura e da escrita “A magia da escrita”. Foram entregues cópias do texto aos alunos ouvintes, que ficaram de ilustrar o texto em casa. Esses desenhos serão depois digitalizados e apresentados à comunidade educativa.

Os alunos surdos deram alguns testemunhos das suas vivências, nomeadamente no que concerne a sua experiência escolar. Uma aluna falou da época em que frequentou outra escola, inserida numa turma de ouvintes. Falou das suas dificuldades e do que sentiu quando veio para Paranhos. Falou ainda da forma como aprendeu a Língua Gestual Portuguesa. Os alunos ouvintes foram muito interventivos, colocando várias questões. Foi uma experiência muito interessante de enriquecimento mútuo para todos.

 

Fica aqui a história escrita pelo 8ºS:

 

A Bruxa Paula

 

Era uma vez uma bruxa que vivia num castelo sempre rodeado de nuvens negras e trovões. Dentro do castelo havia muitas aranhas, morcegos, abóboras e um grande caldeirão preto onde ela fazia poções para poder voar na sua vassoura. O castelo era guardado por enormes corvos pretos com olhos vermelhos.

Na véspera do Dia das Bruxas, a bruxa Paula foi descansar, pois estava muito cansada por ter estado todo o dia a fazer poções. Depois de ter dormido um bom sono, a bruxa Paula comeu uma sopa de olhos verdes e como sobremesa abóbora com asas de morcego. Para finalizar, pegou num copo e foi ao caldeirão e encheu-o de poção e bebeu-a de um só trago. Entretanto, subiu para a sua vassoura, a janela abriu-se e ela saiu voando através do céu estrelado em direcção à aldeia.

Quando lá chegou, lançou uma magia e aquela aldeia desapareceu, surgindo no seu lugar uma outra muito mais bonita. Os habitantes quando acordaram repararam que esta aldeia estava diferente: ali os homens podiam trabalhar, não havia fome nem pobreza. Para festejar esta mudança os aldeões fizeram uma grande festa que durou três dias.

 

                                                          Luís, Miguel, Vanessa, Pedro e Elisabete                                        

     

publicado por Maria do Céu Gomes às 17:53
Quinta-feira , 25 de Novembro DE 2010

Touch the Sound

 

Não consigo resistir a passar aqui o trailer do filme “Touch the Sound”, um filme espantoso sobre Evelyn Glennie, uma das maiores percussionistas do mundo, que por acaso é surda profunda. Já falamos dela no post anterior.

 

O filme é pura poesia visual. Evelyn Glennie desafia todas a ideias convencionais que existem sobre a música.

 

"Hearing is a form of touch" – Ouvir é uma forma de tocar.

 

Conseguimos chegar ao som através das vibrações, do toque. Podemos sentir a música através do nosso corpo. A surdez não impede o acesso à música, apenas nos leva a usufruir dela de uma outra forma.

 

  

 

publicado por Maria do Céu Gomes às 22:15

mais sobre mim

pesquisar

 

Junho 2012

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

posts recentes

últ. comentários

  • Olá!Visualizei agradada a vossa narrativa poética....
  • Olá a todos!As respostas não vim dar, o trabalho d...
  • Olá artistas!Fizeram coisas bonitas de se ver!Gos...
  • Olá malta de todos os tamanhos, de todas as formas...
  • Gostei!...E acho que a GAIVOTA que "adora o sol e ...

mais comentados

arquivos

tags

links

participar

subscrever feeds

blogs SAPO


Universidade de Aveiro