Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP)

Todos os anos, no dia 15 de Novembro, comemora-se o Dia Nacional da LGP. Esta data assinala a criação da Comissão para o Reconhecimento e Proteção da LGP.

 

Em 1997, esta comissão conseguiu que a Constituição da República Portuguesa reconhecesse a importância da LGP na educação, comprometendo-se a “proteger e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades” (alínea h), n.º2 do artigo 74º).

 

À semelhança dos anos anteriores, comemorou-se na nossa escola este evento, juntando no auditório da escola os alunos surdos de todo o agrupamento, desde o pré-escolar até ao 3º ciclo. Os alunos ouvintes também foram chamados a participar.

 

A comemoração incluiu várias atividades direcionadas para os diferentes níveis de ensino: jogos, filmes, anedotas e poemas em LGP. Foi aberto ainda um espaço de debate, onde os alunos ouvintes puderam colocar questões aos colegas surdos.

 

Foi um dia de festa e de confraternização, de troca de experiências entre alunos de duas comunidades, que ficaram a conhecer-se melhor.

 

Deixamos neste blog um dos filmes exibidos neste evento. Foi feito com a turma do 9ºS, que já participa no projeto de intercâmbio desde o ano passado. Neste filme, os alunos surdos falam das suas vivências e de algumas dificuldades que encontram no seu dia a dia. 

 

 
publicado por Maria do Céu Gomes às 22:21